Folha

Empowering your Lab

O Laboratório Digital

Há já alguns anos que tem vindo a ser desenvolvido o conceito do "Paperless Laboratory" – o Laboratório Sem Papel. No entanto, este conceito não tem tido muito sucesso nem colhido muita aceitação nos meios laboratoriais menos automatizados. Foi implementado em alguns laboratórios da indústria farmacêutica e de análises clínicas mas apresenta uma reduzida capacidade de implementação em laboratórios mais tradicionais, onde os níveis de instrumentalização analítica são ainda muito baixos e onde muitas das actividades laboratoriais continuam a ser actividades tradicionais de bancada.

Na Ambidata®, assim como nos nossos clientes e parceiros, o conceito de laboratório sem papel foi e é visto como uma utopia de implementação impraticável por diversas razões; assim, criamos um conceito diferente, o Laboratório Digital ou o DigitalLabs.

Com objectivos diferentes, muito mais realistas, visamos a organização e integração de TODA a informação digital existente num laboratório. As ideias principais que estão na base deste conceito são as seguintes:

  • Se a informação original é Digital deve manter-se Digital.
  • Se a informação produzida é Digital então deve manter-se Digital.
  • Se temos informação analógica (em papel) devemos converte-la em Digital.
  • Toda a Informação Digital deve circular por meios Digitais.

Um dos criadores do conceito Paperless Laboratory, Scott Jenkins da IBM, falava em 4 outros princípios:

  • Obter os dados directamente da fonte!
  • Eliminar transcrições e (re) Validações!
  • Saber para onde vão os dados!
  • Saber o que fazer com a informação!

Seguindo estas regras simples e tendo por base um LIMS que seja capaz de interagir com os diversos sistemas de informação existentes no laboratório é possível e é fácil criar o Laboratório Digital. Para isso a Ambidata, com o LabWay-LIMS®, aliou ao software de gestão de laboratórios um conjunto de funcionalidades e capacidades de integração com outros sistemas de informação que tornaram o LabWay-LIMS® uma solução capaz de ser o motor fomentador da implementação do Laboratório Digital.

Vantagens do Laboratório Digital

São várias as vantagens que advêm da implementação deste conceito do Laboratório Digital:

  • A optimização dos "Workflows", ciclos de processo que são mais rápidos e eficientes que em papel, aumenta a eficiência e produtividade;
  • O Tratamento dos dados é mais simples que em papel, melhorando-se a capacidade de tratamento de grandes volumes de informação e a sua consequente análise estatística;
  • A validação e revisão dos dados pode e deve ser automatizada, conseguindo-se com isso uma melhoria na qualidade dos dados produzidos e uma maior celeridade na sua apresentação;
  • Os fluxos de informação Digital são mais rápidos e práticos, melhorando-se a eficiência, quer nos processos internos do laboratório, quer nos processos externos e na relação com o cliente;
  • A integração de Sistemas de Informação permite uma partilha de informação entre os sistemas de informação que irá assegurar uma mais rápida avaliação dos dados e consequentes ganhos de produtividade e eficiência; No dia-a-dia consegue-se optimizar as rotas de colheitas, através da utilização de sistemas GPS e do registo de dados utilizando dispositivos como os PDA's;
  • Com a optimização da distribuição do trabalho com base em matrizes de competência e auto distribuição para equipamentos, conseguem-me melhorias de produtividade, minimizando o tempo de inserção e validação dos resultados e o tempo de emissão dos Relatórios de Ensaio.

São claras as vantagens de um sistema integrador e unificador num Laboratório, assim como é simples avaliar o retorno de investimento de uma solução que tem por principal objectivo fomentar melhorias nos processos existentes e consequentes aumentos de produtividade.


Empowering your Business

Estrutura da Ambidata

Com o InnovWay e o know-how da nossa equipa de consultores tornamos uma organização totalmente digital. Todos processos de negócio, a relação com os clientes, fornecedores e colaboradores são desmaterializados e passam a ser disponibilizados e controlados pela solução InnovWay, permitindo que toda informação esteja disponível em tempo real para a tomada de decisão.

A digitalização da empresa permite a empresa inovar os seus produtos e serviços bem como controlar a qualidade dos mesmos. O InnovWay gere proactivamente os processos eliminando simultaneamente a grande maioria do papel.


Technology

A Ambidata® usa na construção das suas soluções as mais recentes tecnologias como a .Net Framework, o SQL Server, o ASP.Net, Windows Forms, Silverlight e HTML5. Em cada solução são aplicadas as tecnologias que permitem potenciar os processos dos clientes.

Usamos nas nossas aplicações um conjunto de boas práticas da engenharia do software como a aplicação de padrões e o desenvolvimento de software por camadas, que permitem a evolução do software de forma eficiente e sem perder os níveis de qualidade.

A Ambidata® desenvolveu conceitos únicos que potenciam a implementação de soluções como a digitalização de processos, os documentos inteligentes e a Ambidata Framework.

Documentos Inteligentes

Estrutura da Ambidata

Um Documento Inteligente é a forma desmaterializada de um documento em papel ! Os documentos inteligentes permitem eliminar todo o registo de informação em formato papel e simultaneamente gerir de forma proactiva os processos e seus workflows dando uma nova vida ao documento pela sua conversão em formato digital. Como pode ser observado na imagem seguinte, temos como áreas principais:

  • Workflow e Responsabilidades: permite configurar as várias actividades do processo e o nível de intervenção dos colaboradores em cada uma;
  • Tracking: implementa um sistema de rastreabilidade total que regista as várias versões da informação de cada registo, bem como, quem e quando existiu qualquer intervenção no processo;
  • Notificações Automáticas: o processo envia automaticamente notificações aos intervenientes no processo para que estes estejam a par das suas actividades e possam intervir rapidamente;
  • Validação e Segurança: O sistema apenas permite a intervenção dos colaboradores definidos e na sua área de intervenção. Assegura também que apenas possam intervir quando a sua actividade for despoletada;
  • Document Transporter: Permite o transporte de documentos digitais e sua interligação automática com a gestão documental.

Ambidata Framework

A Ambidata Framework é uma framework de desenvolvimento de software onde assentam todas as aplicações da Ambidata®. Define um conjunto de regras arquitecturais às quais todos os módulos devem obedecer e disponibiliza um conjunto de componentes e processos que são transversais a todos os módulos de uma solução. Os seus principais pilares podem ser observados na figura ao lado.

A arquitectura é constituída por um executável (.exe) que permite orquestrar todos os componentes de uma solução. Este executável, bem como todo o desenvolvimento, assenta sobre a .Net framework da Microsoft.

A arquitectura tem como requisito que todos os módulos sejam desenvolvidos em três camadas, tendo como vantagem a separação de conceitos:

  • Interface layer – onde residem os serviços de apresentação e interacção com o utilizador. Todo o processamento que tem a ver com os ecrãs do utilizador é feito aqui;
  • Business layer – Efectua o tratamento das regras do sistema;
  • Data Layer - Estabelece a ponte entre as regras de negócio e a base de dados. Gere todos os pedidos de informação à base de dados (inserir, alterar, eliminar e consultar informação).
Estrutura da Ambidata

Neste tipo de arquitectura, as camadas comunicam entre si através de uma ordem que não pode ser alterada: a camada de apresentação invoca funcionalidades da camada de negócio, que por sua vez poderá ter necessidade de chamar funcionalidades da camada de dados. Não é possível a camada de apresentação invocar directamente a camada de dados ou as regras de negócio invocarem objectos da apresentação.

Qualquer módulo que assente sobre esta Framework é obrigado a herdar classes base disponibilizadas pela arquitectura que forçam automaticamente o desenvolvimento desses módulos por camadas.
A herança destes componentes disponibiliza, de uma forma simples, um conjunto de boas práticas que aceleram o desenvolvimento, garantem a qualidade das soluções e a uniformidade do desenvolvimento, tais como:

  • Segurança de acessos
  • Modos de funcionamento (criar, alterar, anular, consultar e imprimir)
  • Componentes visuais
  • Acessos a dados
  • Logging
  • Etc.

A Framework contém um conjunto de conceitos que permitem criar ou adaptar uma solução a uma determinada organização. Estes conceitos de extensibilidade assentam essencialmente sobre:

  • Configuration – A framework permite configurar uma grande parte de conceitos disponibilizando ao implementador módulos de parametrização para o efeito;
  • Designer – Criação rápida de processos de negócio;
  • Vertical modules – Permite o acoplamento de módulos de raiz, desde que estes obedeçam às regras da framework. Os módulos são posteriormente configurados na framework e instanciados dinamicamente por reflection.

Por forma a relacionar todos os módulos e garantir que os processos fluam de acordo com as necessidades de uma organização, existe o configurador de processos.