29/04/2016

Patologia Digital!

Os avanços da tecnologia digital não param, são cada vez mais abrangentes e especializados. A área da saúde tem feito enormes progressos devido a esses avanços. Mais específicamente na área da Patologia, nos laboratórios de Anatomia Patológica e nas suas unidades laboratoriais de Citogenética, existe agora tecnologia que permite maior eficiência e qualidade nos resultados das análises efectuadas.

A Applied Spectral Imaging (ASI) é lider mundial no desenvolvimento de Soluções Avançadas de Análise de Imagem Assistida por Computador (Computer Aided Imaging Solutions) para as áreas da Patologia e Citogenética. Suas soluções automatizadas permitem a detecção, captura e análise de “regiões de interesse” em imagens obtidas pelos microscópios neste contexto, aumentando assim a eficiência, o rendimento e a produtividade do  técnico/médico patologista.

A Plataforma GenASIs, um produto da ASI, composta por software e hardware, que permite analisar imagens microscópicas e obter informação necessária à elaboração de relatórios. Óbviamente que é uma plataforma complexa que faz muito mais do que isso – para saber mais ver GenASIs.

A solução LabWay-LIMS® Pathology Anatomy da Ambidata (CitoPRO), na sua componente de integração com equipamentos, suporta agora a integração com a plataforma GenASIs possibilitando assim uma maior automatização.

Essa integração, no CitoPRO, é extremamente simples e efectuada em 3 passos:

  1. Para um determinado exame, o médico pede a execução de uma Técnica Complementar, préviamente configurada como sendo processada no GenASIs
  1. Posteriormente, o Técnico dá início ao processamento da Técnica Complementar.
    Nesse momento é enviado para o GenASIs a informação necessária para gerar na plataforma uma nova entrada que identifica esse pedido.
 
  1. Quando finalizado o trabalho no GenASIs é automáticamente gerado um relatório no CitoPRO com a informação devolvida pela plataforma. 

Mais simples que isto … era complicado!

Esta solução de integração tem arranque agendado para maio no Laboratório de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar do Porto (Hospital Geral de Santo António).

Contacte-nos para saber mais sobre a integração com a Plataforma GenASIs e para uma análise à integração com outros equipamentos do seu laboratório, sem qualquer compromisso.

É nosso objectivo simplificar-lhe o trabalho. 







Paulo Ladeira | Consultor DigitalLabs
Ambidata® 2016