30/06/2014

Marcar a diferença no seu Laboratório? Porque não?

Ambidata®, 2014








06/06/2014

InnovWay QMS - Solução Digital para a Gestão da Qualidade


 

InnovWay® QMS 

Com o InnovWay QMS dedique-se aquilo que faz melhor: gerir o seu laboratório!

Para as organizações que reconhecem na Qualidade o seu modo de atuação, o InnovWay® QMS orientado para apoiar e acompanhar todos os processos para uma gestão da qualidade eficaz e funcional, com vista a cumprir todas as especificações das organizações, a gestão documental, os processos, procedimentos e seus workflow’s são desenhados à medida da sua empresa.
Com benefícios extraordinários, reconhecidos pelos diferentes stakeholders, a Qualidade, impõe-se como um modo de atuação nas organizações. 
Orientado para apoiar e acompanhar todos os processos para uma gestão da qualidade eficaz e funcional, o InnovWay® QMS contribui para a satisfação dos seus clientes e colaboradores. 

PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS

COLABORADORES / GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ficha/cadastro do colaborador
Organigrama (Responsabilidades/Setores)
Matriz de competências/quadro de conhecimentos
Gestão da Formação (Levantamento de Necessidades, Plano de Formação, Avaliação da Eficácia)
Mantenha o seu manual de funções atualizado de forma automática. 
No organigrama obtenha a visão geral do seu laboratório com indicação de responsabilidades e setores associados a cada colaborador bem como a evidência das substituições.
Na matriz de competências, por colaborador, consegue ter, em tempo real, a indicação de conhecimento total/parcial de determinada função e as competências mínimas necessárias em falta.
Ao nível da formação, o InnovWay QMS dá a possibilidade de ter o plano de formação atualizado e visível em tempo real, bem como o registo de avaliação da eficácia (ao nível de colaborador e supervisor).

GESTÃO DOCUMENTAL

Árvores de documentos

Permissões (visibilidade, aprovação)
Esquema de aprovações de documentos (simples, multi-aprovação, workflow)
Notificações e tomada de conhecimento 
Controlo de versões automático
Documentos relacionados

A gestão documental assume um papel preponderante de apoio a todos os registos de um sistema de gestão da qualidade. Garanta o controlo de documentos (de todo o tipo) através das propriedades de permissões, geração automática de versões (com registos de alterações), evidências de aprovação, codificação de documentos, divulgação da informação e registo de tomadas de conhecimento.

Obtenha conhecimento desta área, através de indicadores relacionados com acessos a documentos, documentos obsoletos, entre outros.

MONITORIZAÇÃO / PLANEAMENTO / NOTIFICAÇÕES

Monitorização e Melhoria (Indicadores em tempo real)

Planeamento de Notificações automáticas
Indicadores criados a partir de conexões externas BD
A mais-valia de um sistema de gestão da qualidade, além da obrigatoriedade dos registos necessários, é a possibilidade de extração de conhecimento que de lá o laboratório consegue retirar. 
Defina os indicadores que necessita obter, em tempo real, seja sobre dados de registos/funcionalidades do InnovWay QMS ou outras bases de dados externas (SAP, PHC, primavera, LIMS) e construa os mesmos de acordo com as necessidades do laboratório, independentemente do formato.
Receba periodicamente os indicadores no seu email ou aceda à plataforma web para consulta dos mesmos, tudo isto de forma automatizada e em tempo real.

EQUIPAMENTOS E MANUTENÇÕES

Ficha/cadastro do Equipamento

Planeamento de Manutenções (Internas/Externas)
Registo de Ocorrências 
Visualizador de Atividades
Alertas/Notificações pendentes
Na ficha de equipamento obtenha acesso a toda a informação necessária relativa a determinado equipamento: nr. Série, entrada/saída serviço, localizações, ocorrências, períodos de inatividade, documentos (manual do equipamento, certificados de calibração, etc).
Através do planeamento, é possível agendar múltiplas manutenções para o mesmo equipamento, independentemente de serem atividades internas ou externas, com descrição das ações/técnicas necessárias e resultados esperados, periodicidade necessária e agendamento de notificações para intervenientes.
No visualizador de planeamentos periódicos, o laboratório tem a visão geral das manutenções desde programações programadas, manutenções efetuadas/realizadas, manutenções em atraso, manutenções externas, histórico do equipamento e ações ocasionais.
Obtenha conhecimento desta área, através de indicadores relacionados com as manutenções, erros de calibração, equipamentos sem planos de manutenção definidos, etc.

REGISTOS DE CONTROLO DA QUALIDADE (CQ)

Registo de constatações

Programa de Auditorias
Qualificação de Fornecedores
O Registo de constatações do InnovWay QMS permite o registo e controlo de todo o tipo de registos (NC, PNC, OM, Reclamações, Áreas Sensíveis, TNC). Controle e registe as origens, ações, intervenientes, prazos de implementação, acompanhamento e avaliação, em tempo real e de forma automatizada com notificações para intervenientes acerca de prazos e necessidades de intervenção. Obtenha o PAC preenchido de forma automática.
Com o programa de auditorias (internas/externas) o laboratório gere toda a informação, desde a programação (por requisito ou geral) com indicação de auditores afetos (bem como CV’s associados) e datas previstas de realização, aprovação pela gestão e realização da auditoria (datas de realização, relatórios de auditoria).
Obtenha a lista de fornecedores qualificados atualizada. A qualificação de fornecedores pode ser feita fornecimento, a fornecimento, por tipo de fornecimento e/ou produto. Vá registando as ponderações de avaliação e obtenha a qualificação de forma imediata.
Obtenha conhecimento desta área, através de indicadores relacionados com o registo de constatações por tipo de constatação, origem, eficácia, mês, entre outros.
MELHORIA
Planeamento de Atividades (Corretivas/Preventivas, etc)
Planos de Ação
Planeie as suas atividades e subactividades e vá controlando e registando a sua execução ao longo do tempo. 
Defina os seus planos de ação (motivos/objetivos, medidas, prazos de implementação, permissões, notificações) e respetivas ações e vá controlando os pontos de situação e obtenção dos objetivos.

Consulte aqui:

REQUISITOS GESTÃO CUMPRIDOS PELO INNOVWAY QMS (NP EN ISSO/IEC 17025)

REQUISITOS TÉCNICOS CUMPRIDOS PELO INNOVWAY QMS (NP EN ISSO/IEC 17025)

PONTOS DE INTEGRAÇÃO COM LABWAY-LIMS®









04/06/2014

InnovWay QMS - Requisitos de Gestão e Requisitos Técnicos

1. REQUISITOS DE GESTÃO CUMPRIDOS PELO InnovWay QMS (NP EN ISSO/IEC 17025):
Organização (4.1)
  • Esquema permissões

* Pessoal/Gestão estão livres de pressão e influências indevidas de origem interna ou externa de natureza comercial, financeira ou outra

* Procedimentos que evitam o envolvimento em atividades que possam diminuir a confianças nas suas competências

* Garantia de confidencialidade/sigilo profissional relativamente à informação de natureza confidencial por parte dos elementos permanentes e temporários

  • Organigrama

* Organigrama onde está claramente definida a estrutura da empresa e o lugar do laboratório no seio dessa organização, assim como a sua organização

  • Responsabilidades/Perfis de Posto Trabalho/Setores

* Descrição das responsabilidades individuais ou responsáveis pelas funções-chave (RT/RQ), assim como a sua substituição

  • Notificações/Tomadas de Conhecimento

* Evidência de comunicação

Sistema de Gestão da Qualidade (4.2) 

  • Rastreabilidade Sistema/Workflow/Procedimentos/Notificações/Tomadas de Conhecimento

* Integridade do Sistema de Gestão

MQ (Manual da Qualidade) atualizado e devidamente divulgado

Controlo de documentos (4.3)
  • Árvore de documentos/pastas

* Estrutura documental com vários níveis (MQ/Procedimentos/Instruções de Trabalho/Impressos e Registos/Documentos Externos)

  • Geração automática de versões/rastreabilidade

* Identificação, versão, data de emissão/aprovação, emissão e atualização, responsável pela aprovação

* Documentos do SGQ revistos e aprovados por pessoal devidamente autorizado

  • Caducidade Manual/Automática

* Documentos obsoletos prontamente removidos, identificados como tal e arquivados em local adequado

  • Workflow/Procedimentos

* Definição de procedimentos para descrever modo de fazer e controlar alterações introduzidas nos documentos

  • Monitorização/Consultas (Planos e Indicadores)
* Listagem de controlo de documentos

Análise de consultas, propostas e contratos (4.4)

  • Workflow

* Procedimentos relativos à análise de consultas, propostas e contratos

  • Gestão Documental/controlo de documentos

* São mantidos registos das consultas, propostas e contratos

Subcontratação (4.5) / Aquisição de produtos e serviços (4.6)
  • Avaliação de Fornecedores/Monitorização/Consultas (Planos e Indicadores)

* Subcontratados são competentes

* Estão definidos os modos como se assegura a competência do subcontratado

* São mantidos registos de subcontratação

* Existem critérios de seleção de fornecedores para os materiais/serviços relevantes

* São mantidos registos da verificação da conformidade

* Existem procedimentos para avaliar os fornecedores e são mantidos registos desta atividade

* Existe lista de fornecedores qualificada

Serviços ao Cliente (4.7)
  • Gestão de Inquéritos

* Obtenção de feedback dos Clientes

Reclamações (4.8)
Controlo de trabalhos de ensaios não conformes (4.9)
Ações corretivas (4.11)
Ações preventivas (4.12)
  • Registo de Constatações/Workflow

* Procedimentos relativos a tratamento de reclamações

* Manutenção de registos referentes ao tratamento de reclamações

* Implementação de ações corretivas sempre que se detetem não conformidades associadas às reclamações

* Definição de responsabilidades e autoridade para gestão de trabalho não conforme

* Desencadeamento de ações corretivas quando necessário

* Determinação de causas prováveis para a não conformidades

* Atribuição de responsáveis e prazos de implementação

* Acompanhamento/avaliação eficácia

Melhoria (4.10)
  • Planeamento de Atividades/Planos de Ação/Monitorização/Consultas (Planos e Indicadores)

* Pretensão de melhoria contínua política, objetivos SGQ

* Mapas de acompanhamento de objetivos da qualidade

  • Registo de Auditorias Internas/Externas | Auditorias a Fornecedores e Agentes Externos

* Planeamento/realização de auditorias e resultados/análise das mesmas

Controlo de registos (4.13)
  • Controlo de acessos/permissões/registo de auditoria

* Documentos protegidos contra uso indevido, através de proteções, palavras passe

* Locais de arquivo com garantia de preservação e confidencialidade

* Registos alterados identificam  os responsáveis pela alteração e mantêm o original acessível

Auditorias Internas (4.14)
  • Registo de Auditorias

* Procedimentos para gestão de auditorias internas

* Plano de auditorias internas

* Auditorias internas independentes de áreas

Revisão pela Direção/Gestão (4.15)
  • Workflow/Planos de Ação

* Elaboração e acompanhamento de planos de ação referentes às decisões tomadas

* Registos de revisões/aprovações pela Gestão

2. REQUISITOS TÉCNICOS CUMPRIDOS PELO InnovWay QMS (NP EN ISSO/IEC 17025):
Pessoal (5.2)
  • Área da Formação: Levantamento de Necessidades /Plano de Formação /Avaliação da eficácia

* Plano de formação adequado e que corresponde às necessidades de formação

  • Ficha de Colaborador

* Definição de requisitos mínimos de qualificação por função ou posto de trabalho

* Existência de fichas curriculares 

Equipamento (5.5)
  • Ficha de Equipamento

* Existem fichas/cadastro de equipamento ou equivalente com a informação relevante

* Identificação do equipamento

* Existência de sistema que evidencia o estado de operacionalidade dos equipamentos

* Equipamentos avariados colocados fora de serviço

  • Planeamento de Atividades

* Existência de plano de manutenção/calibração

* Registos de controlos internos

* Periodicidade das calibrações adequadas

* Critérios para análise de calibrações e aceitação de equipamentos após calibração, interna ou externa

3. PONTOS DE INTEGRAÇÃO COM LabWay-LIMS® OU OUTROS SISTEMAS LIMS

·         Ficha de Colaboradores/Organigrama/Matriz de Competência

* Distribuição de Trabalho assenta sobre matriz de competências técnicas (Funcionário/Metodologia/Amostra ou Produto/Parâmetro ou Ensaio

  • Equipamentos

* Períodos de inatividade equipamento: tem impacto na rastreabilidade dos ensaios à utilização de equipamento

  • Registo de Constatações

* Trabalho não Conforme pode desencadear registo de não conformidade na área de registo de constatações

  • Gestão Documental
* Ligação com a área de documentos do LabWay-LIMS®/repositório da informação
  • Indicadores/Monitorização em tempo real

Ambidata®, 2014