16/07/2015

InnovWay - Planeamento de Produção!


No âmbito da evolução do sistema de apoio a produção da fábrica de transformação de bacalhau ultracongelado, a empresa Brites Vaz & Irmão - do Grupo Rui Costa & Sousa, SA. deu mais passo rumo a excelência, fazendo jus ao slogan que já é seu apanágio.

Desta vez centramo-nos na primeira fase do ciclo produtivo: o corte do peixe.

 
Foi criado um módulo de back office onde pode ser feito o planeamento de produção indicando o tipo de corte, as medidas usadas nos discos para concretizar o processo, bem como a indicação do tipo de região anatómica e espessuras que irão resultar do trabalho realizado.

Com base nesta informação o sistema emite uma listagem com códigos de barras que irão facilitar a introdução da informação (via terminais móveis) relativa ao peso de cada porção do peixe cortado que será colocado em tabuleiros e transportado para os tanques de demolha em carros.

Ao inovar este processo ganhamos tempo de registo de dados, bem como a qualidade da mesma diminuindo as dúvidas do utilizador aquando do registo.

Com a implementação deste processo tornou-se ainda possível obter a informação relativa ao consumo de matérias subsidiárias necessárias (caixas, filme, etc) antecipadamente, resolvendo de forma mais eficaz a questão logística da transferência das mesmas entre os diferentes armazéns.

Mais uma vez as ondas de inovação trouxeram sinergias positivas, porque por aqui os ventos de mudança sopram sempre!

Ambidata®, 2015