29/03/2016

Ambidata® Microsoft Partner GOLD!

 

Este Mês de Março a Ambidata®, adquiriu competências GOLD, e a certificação do DigitalLabs - LabWay-LIMS & InnovWay para as tecnologias Windows 8 e Windows 10.

Para obter esta Certificação da Microsoft, a Ambidata®, contou com o desempenho da sua equipa de Desenvolvimento e Suporte, que conseguiu de novo criar e manter todo o software com um nível de qualidade que passou em todos os processos obrigatórios sem falhas.

A validação pela Microsoft dos produtos da Ambidata® é uma garantia de qualidade para os clientes e confere um elevado grau de confiança, atribuído por esta reconhecida entidade independente.

O Pinpoint da Microsoft é uma plataforma que o liga a fornecedores de soluções recomendados pela Microsoft que podem fornecer-lhe aplicações e soluções de tecnologia para as suas necessidades comerciais específicas. 
 
Ambidata®, 2016 








28/03/2016

Crescimento Ambidata® TEAM

 

Cristina Sampaio de Andrade

Função: DigitalLabs Consultant

O que faço: Realizo suporte ao cliente e apoio a implementação de soluções digitais nos clientes.

Hobbies: Cinema, Ler, Tocar Piano, Bordar e Viajar.

 

Helena Pimentel

Função: DigitalLabs Consultant

O que faço: Ajudo o cliente na implementação do LabWay-LIMS no seu laboratório, ou seja, tenho como função explicar-lhe como o software funciona, como deve configurar os seus ensaios no programa e esclareço quaisquer dúvidas durante o processo para uma melhor adaptação à nova ferramenta de trabalho.


Hobbies: Ir ao Cinema, Ouvir Música, Viajar

 
José Pedro Campos

Função: Programador

O que faço: Linhas de código.

Hobbies: Música, Cinema, Passear, Estar com os Amigos, Estar Comigo, Dormir e Cultivar o Ócio.
 
 Paulo Ladeira


Função: Analista/Programador

O que faço: Desenvolvo e mantenho os nossos produtos de SW. Também dou apoio à implementação, em particular a soluções LabWay-LIMS® Pathology Anatomy.

Hobbies: Running, BTT, Yoga. 

Ambidata®, 2016








28/03/2016

Incerteza da Medição!

A estimativa da incerteza da medição, é um dos requisitos necessários para que empresas e laboratórios possam estar de acordo com as normas vigentes que vão determinar a sua certificação e/ou acreditação.

No caso da acreditação, a norma NP EN ISO/IEC 17025 menciona que «Os laboratórios de ensaio devem ter e aplicar procedimentos para estimar a incerteza da medição».

Em relação à certificação pela norma NP EN ISO 9001:2015, esta faz referência à norma NP EN ISO 10012:2005, que expõe que «A incerteza da medição deve ser estimada para cada processo de medição abrangido pelo sistema de controlo da medição».

Mas, o que expressa a incerteza de medição?

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM, 3ª edição, 2012), a incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a uma mensuranda”. Mensuranda é a grandeza que se pretende medir, isto é, uma propriedade de um fenómeno, corpo ou substância, que pode ser expressa quantitativamente.

Como a incerteza de medição geralmente engloba muitas componentes, não é fácil a sua estimativa, sendo, na maioria dos casos um trabalho árduo e moroso.

                        
A Ambidata®, percebendo a necessidade de simplificar este processo e objetivando igualmente a otimização do tempo dos seus clientes, criou um módulo no qual é possível realizar com muita facilidade e rapidez a estimativa da incerteza de medição.

Baseando-se nos dados de controlo de qualidade, a estimativa da incerteza pode ser realizada com base no desvio padrão ponderado, desvio padrão não ponderado ou valor de k=2.

Esta estimativa é feita de forma automática! Ao técnico cabe apenas analisar o resultado e tomar as medidas que achar necessárias para adequação aos requisitos existentes. 
 
Saiba mais sobre o funcionamento deste módulo! Contacte-nos!


 







 

Cristina Sampaio de Andrade
PhD in Analytical Chemistry - Consultor DigitalLabs

Ambidata®, 2016 








04/03/2016

BPL / GLP – BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Os Princípios OCDE de Boas Práticas de Laboratório (BPL), são constituídos por um conjunto de critérios normativos destinados ao estabelecimento de um sistema de qualidade aplicado ao processo organizativo e às condições sob as quais estudos não clínicos de segurança para o Homem, o animal e o ambiente – realizados sobre substâncias que possam integrar, nomeadamente, produtos farmacêuticos, medicamentos veterinários e produtos similares, cosméticos, aditivos alimentares, aditivos para rações, pesticidas e produtos químicos industriais – são planeados, realizados, controlados, registados, objeto de relatório e arquivados. 

Estes Princípios foram transpostos para o direito comunitário pelas Diretivas 2004/9/CE e 2004/10/CE, tendo em atenção os Princípios OCDE de BPL (revisão de 1997).

Em Portugal estas diretivas foram transpostas para a legislação Nacional através dos D.L. 95/2000, de 23 de Maio e pelo D.L. 99/2000, de 30 de Maio. Nestes são designadas como autoridades competentes para a avaliação da conformidade com os Princípios BPL, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Nacional de Farmácia e do Medicamento (INFARMED).

As normas BPL definem um conjunto muito rígido de regras que qualquer laboratório ou empresa deverá cumprir sempre que pretende colocar um novo produto no mercado.

A Ambidata® com o DigitalLabs® passou a incluir recentemente um módulo que permite gerir com grande eficácia todo o processo BPL. Tratando-se de uma área com grandes especificidades e que envolve uma grande logística e complexidade, podemos afirmar que será uma inovação nesta área ao nível das ferramentas de gestão do laboratório para todos os laboratórios que já pratiquem ou queiram praticar este tipo de normativa.


Esta nova funcionalidade já está a ser implementada em novos Clientes da Ambidata,Lda.

O novo módulo de gestão das Boas Práticas Laboratoriais permite entre outras funcionalidades:

- Gestão do Processo BPL / GLP

- Controlo da Agenda Mestre

- Elaboração automática do Plano de Ensaio

- Gestão e Controlo da Equipa do Estudo e suas Responsabilidade

- Alertas e Notificações aos Intervenientes

- Gestão Documental

- Controlo e Gestão de Desvios e Emendas

- Gestão e Controlo de Estados do Estudo

- Integração com Sistema de Auditorias de Processo

- Controlo de Equipamentos e Produtos

Genericamente toda a Normativa do BPL/GLP foi transposta para um sistema 100% digital e totalmente controlado de forma a eliminar o trabalho burocrático envolvido com este tipo de normas muito rigorosas. 

Na Ambidata® quando nos lançam desafios destes aquilo que gostamos mesmo é de produzir Soluções Digitais que estejam disponíveis para todos os nossos clientes. 

Gostaria de saber mais sobre o BPL/GLP que temos para o seu laboratório? Contacte-nos!









Tiago Martins | Master in Environmental Technology - Consultor DigitalLabs

Ambidata®, 2016